Siga o plano de Deus. O capítulo 16 de atos é um capítulo missionário, nele o autor do livro, Lucas, nos relata a segunda viagem missionária que o Apóstolo Paulo fez com a sua equipe.
No início do capítulo porém, temos um conflito de interesses por parte do apóstolo Paulo, que desejava ir para determinada região, mas é impedido pelo Espírito Santo de seguir viagem.
Mais a frente Deus mostra para onde realmente ele gostaria que o grupo missionário de Paulo fosse e é esclarecido o propósito e a agenda de Deus por trás de tudo aquilo.
Na reflexão de hoje, vamos aprender com essa história que Deus, muita das vezes, frusta os nossos planos e expectativas, mas os substitui pelos planos dele.
O Plano de Paulo
Paulo e seus companheiros viajaram pela região da Frígia e da Galácia, tendo sido impedidos pelo Espírito Santo de pregar a palavra na província da Ásia. Quando chegaram à fronteira da Mísia, tentaram entrar na Bitínia, mas o Espírito de Jesus os impediu. Então, contornaram a Mísia e desceram a Trôade. (Atos 16:6-8)
O texto é claro em informar que o Espírito Santo impediu o Apóstolo e sua comitiva, duas vezes seguidas, de seguir viagem para certa região.
Paulo não possuía um desejo ruim, ele almejava pregar o evangelho em certa região. A Ásia era um local estratégico, por possuir grandes e numerosas cidades, o que auxiliaria o crescimento da Igreja.
O problema porém, é que Paulo e sua comitiva eram servos. Portanto, o objetivo deles era obedecer a vontade do Senhor, que naquele momento não gostaria que eles partissem para a Ásia. Deus frusta os planos de Paulo, mas os substitui pelos seus.
O Plano de Deus
Durante a noite Paulo teve uma visão, na qual um homem da Macedônia estava em pé e lhe suplicava: "Passe à Macedônia e ajude-nos". Depois que Paulo teve essa visão, preparamo-nos imediatamente para partir para a Macedônia, concluindo que Deus nos tinha chamado para lhes pregar o evangelho. Partindo de Trôade, navegamos diretamente para Samotrácia e, no dia seguinte, para Neápolis. Dali partimos para Filipos, na Macedônia, que é colônia romana e a principal cidade daquele distrito. Ali ficamos vários dias. (Atos 16:9-12)
Deus não deixou Paulo frustrado e sem perspectiva futura, mas Ele fez questão de posteriormente mostrar ao apóstolo qual era o seu plano. O Senhor lhe revela para qual região ele deveria ir e qual o objetivo da viagem.
Quando Paulo decide seguir a vontade de Deus, ele é guiado para diferentes cidades posteriormente e prega o evangelho a muitas pessoas que se viam carentes de Deus.
Viva os Planos de Deus para sua vida!
Nem sempre os nossos planos e desejos estão alinhados com a vontade de Deus. Principalmente quando estamos distantes Dele, nossa mente passa a desejar e programar diferentes caminhos para seguir, mas nenhum deles é o que Deus deseja.
Estar longe do Senhor é perigoso pois podemos seguir por trajetos diferentes do seu e cair em ciladas.
Todavia, quando agimos como Paulo e nos submetemos a vontade de Deus, os nossos planos pode ser frustrados; mas o Senhor sempre concede a visão e redireciona o trajeto.
Deus não quer ver você perdida na vida, batendo a cara e sem perspectiva. Pelo contrário, Ele deseja você vivendo uma vida de obediência a Ele, submissa como serva, as suas ordenanças.
Posteriormente na narrativa de Atos, Paulo com seu discípulo Silas foram presos e humilhados, enfrentando assim muitas dificuldades. Mas Deus esteve com ele e proveu a saída.
Seguir os caminhos de Deus talvez doa e você também enfrente muitos vendavais na vida. Mas se permanecer fiel ao Senhor, Ele ministrará sua graça e misericórdia sobre sua vida.
Que Deus lhe guie a ser uma mulher obediente, colocando os Planos do Senhor em primeiro lugar sempre!
Deus é contigo Mulher Virtuosa.