Pular para o conteúdo
Início » Os 3 Princípios da Humildade

Os 3 Princípios da Humildade

  • por

Os 3 princípios da humildade. Todos nós conhecemos a virtude da humildade e a entendemos como crucial para uma vida santa, de louvor a Deus.

Contudo, às vezes confundimos o que realmente significa a humildade e quais são os princípios que a regem.

Caímos na tentação de associar humildade a estar em níveis socio econômicos inferiores, concluindo que ser pobre é sinônimo de ser humilde.

Todavia, a bíblia nos apresenta uma humildade completamente distinta. A humildade na Bíblia diz a respeito de certas condutas e práticas que a pessoa humilde pratica, indeferindo assim o seu patrimônio ou riqueza.

É claro que a virtude da humildade é muito mais complexa e possui diversos pormenores em si. Porém, no artigo de hoje iremos resumir a humildade em 3 Princípios Básicos para te guiar na jornada da humildade.

1° Princípio – O Perdão

O primeiro princípio da humildade é o perdão. Apesar de parecer uma virtude diferente, escolher perdoar é um dos princípios da humildade. O ato de perdoar diz mais sobre nós mesmos, do que sobre os outros.

Creio que você, assim como eu, já deve ter experimentado alguma situação de traição ou de ofensa a sua pessoa. Quando isso ocorre é comum que surja em nós um sentimento de vingança, uma vontade de retribuir o mal para aquela pessoa de alguma forma.

Essas situações nutrem em nós um sentimento que não agrada ao Senhor, que possui como raiz um coração orgulhoso.

Entenda que nessa vida nós estamos sujeitos a enfrentar provocações e é claro que não devemos nos submeter a ambientes que nos prejudiquem diretamente. Porém, Deus nos chama para perdoar essas pessoas e não as retribuir mal algum porque nós somos igualmente pecadoras.

O caminho para o perdão passa pela humildade porque só consegue perdoar verdadeiramente quem também entende ser pecador e necessitado da graça de Deus.

Devemos agir como a oração do Pai Nosso nos instrui: “e perdoa nossas dívidas, assim como perdoamos os nossos devedores.” (Mateus 16:12).

2° Princípio – Um Coração Modesto

O Segundo princípio da humildade é desenvolver um coração modesto e conversa diretamente com os demais princípios, uma vez que desenvolver a humildade é o completo oposto de desenvolver o orgulho.

A auto estima é importante para a vida de qualquer pessoa, viver de maneira confiante nos permite sermos mais ousadas e agirmos com mais vigor, seja no trabalho secular, seja no trabalho da Igreja.

Porém, existe um perigo em desenvolver muita confiança porque essa auto confiança pode se tornar orgulho, um dos mais nocivos, mas silencioso pecado que alguém pode ter.

No começo, o orgulho pode até parecer inofensivo. Porém, com o passar do tempo o orgulho começa a desenvolver em nós um coração que se considera melhor que os outros.

Além dessa mentalidade de hostilidade com o próximo, o humilhando ao se considerar superior, o orgulho impede que haja arrependimento genuíno dos pecados.

Desenvolver um coração modesto é a única saída para o orgulho, pois apenas entendendo o seu estado de pecadora e se submetendo a Deus que nós conseguimos ajudar os outros e nos arrepender de nossos pecados, desenvolvendo assim a virtude da humildade.

Pois todo aquele que a si mesmo se exaltar será humilhado, e todo aquele que a si mesmo se humilhar será exaltado. (Mateus 23:12)

3° Princípio – Um Espírito de Dependência

Por fim, temos o terceiro princípio, o Espírito de Dependência. O maior erro que uma mulher pode cometer é confiar em si mesmo e crer ser independente.

O relato de Faraó do Egito aponta para isso, um homem orgulhoso e que confiava na sua própria força, domínio e poder mas que caiu e não prosperou contra o povo de Deus.

Quando os cavalos, os carros de guerra e os cavaleiros do faraó entraram no mar, o Senhor fez que as águas do mar se voltassem sobre eles, mas os israelitas atravessaram o mar pisando em terra seca. (Êxodo 15:19)

Hoje não temos mais cavalos e carros de guerra como no tempo antigo, mas temos recursos e habilidades que são muito valiosas e podemos cair na tentação de depositar nossa confiança nelas.

Acreditamos que porque temos dinheiro, recursos e saúde não precisamos de mais nada e de ninguém, nem mesmo do próprio Deus. O problema de adotar essa postura é que ela nos leva à queda, assim como fez com Faraó e seu exército.

Para desenvolver um espírito de dependência, diferente do que Faraó fez, devemos nos guiar para a afirmação da seguinte afirmação do salmista Davi:

Quanto a mim, sou pobre e necessitado, mas o Senhor preocupa-se comigo. Tu és o meu socorro e o meu libertador; meu Deus, não te demores! (Salmos 40:17)

Davi nesse versículo, não se gloriou por seu poder ou domínio, mas entendeu que tudo que ele tinha vinha de Deus e que a postura dele deve ser de dependência do Senhor.

istockphoto 1168998463 612x612 1 - Os 3 Princípios da Humildade

Conclusão

Ao chegar ao fim desse artigo eu gostaria que você refletisse sobre a humildade na sua vida, tome nota dos 3 princípios base e avalie se você está os desenvolvendo em sua vida.

Seja sincera consigo mesma e entenda que a virtude da humildade é um caminho longo e árduo que deve ser conquistado dia após dia.

Peça ajuda ao Espírito Santo, para que Ele desenvolva em você um espírito de humildade diante da vida, jamais se gloriando em si mesma, mas se submetendo a Deus e vivendo na graça do Senhor, desenvolvendo o mesmo sentimento de humildade que houve em nosso Senhor Jesus Cristo.

Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus,
que, embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se;
mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens.
E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até à morte, e morte de cruz!
Por isso Deus o exaltou à mais alta posição e lhe deu o nome que está acima de todo nome,
para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, no céu, na terra e debaixo da terra,
e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai. (Filipenses 2:5-11)

Mesmo sendo dono de tudo e soberano sobre toda a criação, Deus veio ao mundo como servo sofredor e se entregou em serviço e em amor pelos seus. E hoje Ele a convida a fazer o mesmo!

Que Deus em Cristo ilumine os seus passos; Mulher Virtuosa.

Gostou desta mensagem deixe o seu comentário e compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *