A mulher em uma família é elevada pelas escrituras e hoje vamos falar sobre o poder da mulher sábia; colocada em um patamar de suma importância, diferente do que muitos pensam, a Bíblia nos ensina que ela é responsável por toda uma saúde familiar.
É claro que outros diversos fatores contribuem para uma família saudável e bem estruturada. Contudo, a Bíblia dá um ênfase maior na participação da mulher na vida familiar.
O texto que mais claramente fala sobre isso se encontra em Provérbios. Portanto, estaremos analisando e refletindo sobre, no artigo de hoje.
"A mulher sábia edifica a sua casa, mas com as próprias mãos a insensata derruba a sua." (Provérbios 14: 1)
A Sabedoria Bíblica
Para começarmos a entender o que Salomão quer dizer com esse texto, precisamos saber que o livro de Provérbios é classificado como um livro de sabedoria.
A Bíblia é composta por diferentes tipos literários, que variam de canções, narrativas, ensinamentos, profecias e chegam até os textos de sabedoria.
No caso de Provérbios, o livro é composto por diversos conselhos sábios que a Bíblia considera como importante, com a qual devemos ler e refletir.
O interessante desses textos de sabedoria, é que a intenção principal do texto é aplicarmos. Logo, o autor não quer que sejamos leitores passivos que leem a história por fora, mas sim que a sabedoria do texto seja aplicada.
Não basta somente ler os provérbios e acreditar que de forma mágica as coisas irão acontecer, deve-se ter atitude de nossa parte para colocar os conselhos em prática.
O Poder da Mulher
Já pensando sobre esse versículo em específico, observe que o sábio que o escreve garante a mulher um poder e uma certa responsabilidade, que irá ditar os rumos que o lar deverá seguir.
Sendo assim, tanto uma mulher sábia, como uma mulher tola, ambas tem o poder de, respectivamente, edificar a casa ou destrui-la.
Entender isso já nos leva para a primeira atitude prática que devemos tomar, que é de nos comprometermos com nossas famílias e casas, independentemente do seu contexto familiar.
Ou seja, a mulher segundo a Bíblia deve ter uma postura de se importar com os rumos que sua casa está tomando em amor.
O texto não está isentando a figura masculina da responsabilidade de cuidar do lar. Entretanto, ele está demonstrando a força que uma mulher tem de ser mudança em uma família.
Isso se dá graças a características que o próprio Deus a concede. Tais como o poder da fala e do convencimento, e da autoridade espiritual sobre a família através da oração.
Edificar ou Destruir?
Uma vez entendendo a importância que a mulher têm na família, a decisão deve ser de escolha entre ser aquela que edifica ou aquela que destrói.
Imagine a família ou o casamento como uma construção de um prédio. A mulher têm a escolha de escolher quais serão as bases para aquele relacionamento.
Sendo assim, se essas bases forem segundo a palavra de Deus trarão crescimento, mas se forem contrárias trarão desgraça e destruição.
Entre as práticas que uma mulher têm que escolher, existe dois ambientes de trabalho: o físico e o espiritual. Não basta ser uma mulher de oração, mas não ser compassível ou amável.
Tal qual, não adianta ser gentil e dócil se não têm uma vida que se submete a Deus e o busca. Ambas as coisas devem andar juntas.
Eventualmente, as decisões que uma mulher toma em uma família, tanto no mundo espiritual quanto o físico, irá ditar as bases que a família se constrói e determinará o seu sucesso ou seu fracasso.
Mulheres Imperfeitas, Graça Perfeita
O fator mais importante para se conseguir ser uma mulher sábia, que edifica a sua casa verdadeiramente, é viver uma vida de submissão a Deus.
Ao mesmo tempo que a Bíblia nos esclarece o poder transformador que a mulher possui, ela também está recheada de textos apontando o quanto todos nós humanos somos imperfeitos. A boa notícia porém, é que Deus distribui graça para aqueles que buscam.
A única forma de você realmente ser uma mulher sábia e de edificar o seu lar, é se entregando por inteiro a graça de Deus. Se tentarmos mudar alguma coisa com nossas próprias mãos, estaremos sendo apenas uma insensata, pois mesmo com uma boa intenção, nossa imperfeição trará destruição.
Em suma, a solução é se entregar inteiramente a Deus em uma vida de devoção. Pois agindo assim, não seremos nós, mas estaremos sendo apenas instrumentos de Deus para que a graça de Deus trabalhe em nossa vida e na vida das pessoas que amamos.
Que a oração de venha a nós o teu reino se torne verdadeira em nosso coração. De modo que Cristo possa implementar o seu reino em nossos lares através de nós.
Que Cristo ilumine os seus passos Mulher Valorosa!
Gostou desta mensagem? Curta e Compartilhe; deixe seu comentário!
Estudos maravilhosos e edificantes, Deus continue vos abençoandos.