O perigo fatal da cobiça. Timóteo é um personagem bíblico discípulo de Paulo, é posto como pastor ainda jovem pelo Apóstolo, que o acompanhava e aconselhava em suas questões pessoais.
Pelo fato de Timóteo ser ainda muito jovem, Paulo dedica-lhe 2 cartas que contêm conselhos e recomendações para ele não se desviar da fé. Em uma das cartas, ele o alerta sobre o perigo fatal da cobiça.
No artigo de hoje vamos estar refletindo sobre como a cobiça é prejudicial para nossa vida e como deve ser a postura diante das tentações.
pois nada trouxemos para este mundo e dele nada podemos levar; por isso, tendo o que comer e com que vestir-nos, estejamos com isso satisfeitos. Os que querem ficar ricos caem em tentação, em armadilhas e em muitos desejos descontrolados e nocivos, que levam os homens a mergulharem na ruína e na destruição, pois o amor ao dinheiro é raiz de todos os males. Algumas pessoas, por cobiçarem o dinheiro, desviaram-se da fé e se atormentaram a si mesmas com muitos sofrimentos. (1 Timóteo 6:7-10)
As consequências da Cobiça
A primeira coisa que podemos começar a pensar são as consequências que a ganância acarreta e como elas podem desviar a mulher cristã do caminho.
O desejo de ficar rica, por mais que possua uma raiz de bem, de realização e de serviço ao próximo, ele trás consigo inúmeras tentações, que quando fraca na fé a mulher de Deus facilmente cairá.
Portanto, as consequências de ceder para as tentações é viver uma vida de anseios contra a vontade de Deus, que no final sempre conduz à ruína. Tendo como a pior delas o desânimo na fé, que afasta a mulher cristã de Deus e faz com que ela retorne para o mundo.
Vivendo Satisfeita
O apóstolo Paulo em nenhum momento afirma ser pecado trabalhar e ir conquistando as coisas, porque isso é louvável a Deus. Contudo, ele adverte para não vivermos uma vida que gasta todas as energias na busca pelas riquezas, deixando de lado a família, os amigos e até mesmo Deus.
A recomendação dele para nós é vivermos sempre satisfeitas em Deus, seja no muito ou seja no pouco. O segredo é viver uma vida que encontra em Deus esperança e conforto para passar por qualquer situação.
A cristã que aprende a viver satisfeita em Deus, descobre um segredo poderoso, que a permite viver em paz, distante do fervor e das preocupações que a busca enérgica pelo dinheiro acarreta.
Fuja das Cilada e Corra para Deus
Por fim, o apóstolo Paulo diz ao seu filho na fé que ele é diferente e apesar do mundo correr para o dinheiro, ele porém, deveria correr para Deus, ser parecido com Deus.
Você, porém, homem de Deus, fuja de tudo isso e busque a justiça, a piedade, a fé, o amor, a perseverança e a mansidão. Combata o bom combate da fé. Tome posse da vida eterna, para a qual você foi chamado e fez a boa confissão na presença de muitas testemunhas. (1 Timóteo 6:11,12)
Diante das tentações do mundo, a verdadeira mulher de Deus compreende no Senhor a completude da vida e vive certa da dependência de Deus.
Não gaste energia em acumular riquezas, trabalhe com amor e em louvor a Deus que o dinheiro será uma consequência. Antes, gaste verdadeiramente sua energia em buscar “a justiça, a piedade, a fé, o amor, a perseverança e a mansidão”.
Que Deus ilumine seus passos e lhe guie para uma vida que foge das tentações da cobiça, mas que corre para Deus; mulher virtuosa!
Gostou desta mensagem? Curta e Compartilhe; deixe seu comentário!