O amor é a base da família; até porque, dentro do ambiente familiar, todos nós sabemos que o amor é a base de tudo e o que irá nutrir um bom relacionamento no lar.
Contudo, nós confundimos o que é amar com uma mera paixão, que pode se dar no relacionamento conjugal ou na criação dos filhos.
No artigo de hoje, vamos refletir sobre o poder que o verdadeiro amor tem em uma família. Diferente da paixão que é passageira e irracional, amar é uma escolha e parte de um princípio de serviço e de entrega mútua.
Humanos Imperfeitos
Quando estamos na fase da paixão irracional, seja com o cônjuge ou com os filhos e parentes, ignoramos todos os defeitos que a pessoa possui e vivemos uma vida idealizada sobre a ideia de que todos somos perfeitos.
Ou seja, nossa família tem como base nossas idealizações, nos esquecendo que o amor é a base da família.
A Bíblia é clara em afirmar nossos defeitos, frutos do pecado. Porém, a paixão nos cega dessa realidade, gerando em nós falsas expectativas em nossos relacionamentos. Posteriormente, surge apenas rancor, insatisfação e sofrimento.
Pensar que amar é uma escolha já diz a respeito de entender que somos imperfeitos. Contudo, quando se escolhe amar, toma-se a atitude de servir e de superar os erros do outro e os seus próprios, mutuamente e em amor.
Quando o amor toma conta todos os defeitos são superados pelo anseio de melhorar.
O Amor é a Base
Deve-se buscar viver em amor na família, porque é ele que irá conduzi-la a felicidade. Sem o amor nada pode ser construído e resta apenas reclamações constantes e desamor.
O problema é que vivemos constantemente sendo bombardeados pelas influências do mundo pecaminoso, que nos trazem padrões de amor que não são justos nem honestos. São uma mera paixão, incapaz de gerar aquilo que apenas o amor produz.
Quando vamos para a bíblia, vemos Paulo desenvolvendo a ideia do amor quando ele está falando dos dons, mas faz questão de afirmar que superior a eles está o amor. Até porque, esse amor que guiaria a Igreja ao caminho que o Mestre anseia.
Na igreja, o que garante a sua prosperidade é o amor de Cristo sendo manifesto da família da fé. Em nossos lares o princípio permanece, precisamos do amor de Jesus para termos um lar abençoado por Deus, de alegria e paz.
O Amor de Deus
O amor é a base da família, mas não qualquer amor, o amor de Deus somente. E é apenas no relacionamento com Ele que encontramos esse tão grande amor.
Esse amor que é manifesto aos homens por meio de Jesus Cristo, que se entrega para pagar o preço de nossos pecados e nos levar a Deus.
As características desse amor contrasta com o amor do mundo que é vingativo, soberbo, orgulho e ganancioso. O que verdadeiramente caracteriza o amor de Deus é o que Paulo descreve em 1 Coríntios 13:
O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. (1 Coríntios 13:4-7)
Que você venha buscar em Deus esse amor tão magnífico, pois por meio desse amor, o seu lar será um lar de alegria e paz. Assegurado pelo Espírito Santo da verdade que ministra esse amor em nós todos os dias.
Que Jesus te abençoe sempre Varoa Valorosa e que a sua casa se encha do Amor de Deus!
Gostou desta mensagem? Curta e Compartilhe; deixe seu comentário!