Confiando nas promessas de Deus como Abraão que é considerado o Pai da Fé pelo autor de Hebreus, sendo posto como o primeiro herói da fé em Hebreu 13.
Ele é conhecido até hoje como amigo de Deus por ter abandonado tudo obedecido ao Senhor, se deixando guiar por Ele. Em sua trajetória ele foi submetidos a diversas experiências com Deus.
Hoje especificamente, iremos falar sobre promessas e observar no exemplo de Abraão, lições que podemos aprender para viver, verdadeiramente, confiando nas promessas de Deus.
Pai de Nações
A promessa que Abraão recebe de Deus logo no início de sua jornada é que ele seria pai de nações, tendo uma descendência extremamente numerosa, pela qual Deus abençoaria todos os demais povos.
Deus, em diferentes momentos, faz questão de reiterar suas promessas a Abraão, não o permitindo esquecer do que lhe prometera. Contudo, haviam inúmeros impeditivos para que essa promessa ocorresse, por mais simples que ter filhos possa ser.
A primeira dificuldade que Abraão e sua esposa Sara tinham para ter filhos era a sua idade avançada. Deus o chama pela primeira vez já aos 75 anos, sendo ele e sua mulher já tendo passado da fase de fecundidade. Era impossível aos olhos humanos que eles pudessem gerar filhos.
Além disso, Abraão e principalmente sua esposa Sara tinham muita dificuldade em crer na promessa de Deus, o fato de Sara ser estéril ajudava a produzir incredulidade no coração deles, se tornando mais um impeditivo humano para que a promessa se cumprisse.
Diante de tamanha falta de fé eles até chegam a armar um plano de Abraão gerar um herdeiro com uma de suas servas. Porém, essa também não era a vontade de Deus.
No fim da história, aos 100 anos, o Senhor cumpre a sua promessa para Abraão e finalmente lhe dá um filho vindo de Sara chamado Isaque, pelo qual toda a nação de Israel se foi feito posteriormente.
Os Impeditivos da Promessa
Meu objetivo aqui não é me aprofundar na história do patriarca Abraão, mas entender dessa história quais lições que podemos tomar para as nossa vidas, principalmente para as promessas que recebemos de Deus para nós.
Deus gera em nossos corações sonhos e propósitos para nós. O Senhor gera sonhos e nos faz promessas durante nossa vida. Porém, assim como no caso de Abraão, surgem inúmeros impeditivos para que a promessa aconteça, o que gera em nós falta de fé.
Muita das vezes, as promessas que Deus nos faz são grandes demais para nós, sendo assim difícil mensurar a real chance dela se cumprir. Certos desafios aparecem e a incredulidade começa a tomar conta de nosso coração, pois o cumprimento da promessa apenas parece se afastar mais e mais.
O real perigo mora quando deixamos a incredulidade nos dominar e agimos como Abraão, tomando decisões precipitadas que vão contra o que Deus planejou para nós.
Confiando em Deus
O caminho para não desacreditar nas promessas é aprender a confiar em Deus. Obviamente, é difícil confiar em Deus quando as circunstâncias apontam o contrário. Quando somos permeadas por incertezas como Abraão, a tarefa de confiar no Senhor se torna quase impossível.
Todavia, erramos ao confiar em Deus porque cremos de maneira superficial, sem verdadeiramente conhecer o Senhor. O verdadeiro caminho para confiar em Deus passa pelo caminho de conhecer a Deus.
O principal motivo da nossa incredulidade é porque ouvimos as promessas de Deus mas não criamos experiências com Ele o suficiente para conhecer o seu poder transformador de realizar o impossível.
Porém, no momento em que passar a conhecer o nosso Deus em todo seu amor, poder e graça, começamos a confiar mais em Deus e depender menos das circunstâncias.
Se você ainda se vê em dificuldade de confiar que Deus irá cumprir as promessas para a sua vida, entenda que o primeiro passo a ser tomado é de conhecer a Deus para então poder descansar Nele.
Deus não é homem para que minta, nem filho de homem para que se arrependa. Acaso ele fala, e deixa de agir? Acaso promete, e deixa de cumprir? (Números 23:19)
Que Deus em Cristo lhe dê fé e graça para continuar confiando que o Senhor cumprirá suas promessas Mulher Virtuosa!
Gostou dessa mensagem? Comente e compartilhe.