A Dependência de Deus. O mundo constantemente nos ameaça de alguma forma, devido a imprevisibilidade da vida, nos tornamos pessoas ansiosas que temem o dia do amanhã.
A questão no entanto, é que Deus não quer que vivamos ansiosas com o dia do amanhã, muito menos deseja que depositemos nossas confianças em nós mesmas ou em coisas materiais.
Deus almeja que seus filhos depositem sua confiança Nele e sejam dependentes Dele inteiramente, ativando assim a fé e permitindo que as bençãos do Senhor os alcance.
No artigo de hoje vamos refletir sobre um texto do antigo testamento que é uma prova de que Deus cuida e zela de nós, nos incentivando a tomar um ato de fé em relação a Ele.
Israel no Deserto
O povo hebreu, que posteriormente se tornaria a nação de Israel, durante sua passada no deserto no êxodo, tinha diversos motivos para viver de maneira ansiosa com o amanhã.
Visto que todo o ambiente não colaborava para uma perspectiva mais otimista. Deus sabendo do medo do seu povo e afim de impedir que eles vivam de modo a confiar em si mesmo ou em outros deuses e não Nele.
Ordena para que em relação a provisão de alimento diária que Ele os concedia; o povo deveria comer apenas o necessário para o dia e não estocar grandes quantidades de alimento. (Êxodo 16: 13-19)
Dizer para um povo que está no deserto que ele não deve armazenar grandes quantidades de comida pode até parecer controverso.
Porém, a intenção de Deus era de gerar intimidade para o seu povo, a fim de impedir que eles se desviassem, mostrando que ele era Deus pai que protegia e provia todos os dias.
Esse toque e cuidado de Deus era percebido quando na sexta-feira ele provia o dobro, uma vez que o povo tinha que guardar o sábado. Essa atenção ao detalhes demonstra que o nosso Deus é também um Deus de detalhes e que cuida de nós em todos os aspectos.
A Igreja no Deserto
A Igreja de Cristo no hoje também passar por inúmeros desertos. Observe o período de pandemia que a humanidade passou com o Coronavirus. Em um contexto de morte e doença, é uma tarefa muito difícil não temer o amanhã.
Mesmo assim, Deus ainda continua querendo se relacionar com nós e deseja que depositemos nossa confiança inteiramente Nele, Ele deseja exclusividade de nós.
Aqueles que no êxodo guardavam alimento para o outro dia com o medo de Deus não prover no amanhã tinha seus alimentos perdidos, eles ficavam apodrecidos por interversão do próprio Deus.
Diferente do que acontecia de sexta para sábado, onde Deus provia e mantinha a provisão boa para o consumo. (Êxodo 16: 19-26)
Nos períodos de deserto da Igreja Deus também faz isso conosco, quando depositamos nossa confiança em nossa saúde, riqueza, poder ou status, Deus nos apresenta situações onde essas coisas não são capazes de nos proteger, Ele somente.
A intenção de Deus não é má de alguma forma. Pelo contrário, é a atitude de um pai que deseja que seus filhos possuam confiança plena Nele.
Deus está no deserto
Diante dos desertos da vida, nossa postura deve ser de confiança e dependência de Deus. Devemos nos lembrar do cuidado aos detalhes que Ele sempre teve do seu povo e descansar nisso.
Por mais difícil que pareça e por mais que todas as circunstâncias digam o contrário, devemos continuar com a nossa fé em Deus,.
Muita das vezes não somos capazes de confiar em Deus por medo Dele não fazer o que queremos ou atender nossas expectativas. A verdade porém, é que Deus é bom e sua vontade sempre será boa, Ele tem pensamentos de luz para nós, não de trevas.
Quando não confiamos inteiramente em Deus, nossa mente perde o ponto de ancoragem. As coisas dessa vida também não são capazes de nos fornecer nenhuma confiança, então acabamos caindo em uma vida de ansiedade e medo constante.
O antídoto é crer em Deus e lançar sobre Ele a nossa ansiedade. Agindo assim, poderemos descansar porque Ele tem cuidado de nós!
Lancem sobre ele toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de vocês. (1 Pedro 5:7)
Que Deus em Cristo nos conduza a uma vida de dependência e confiança Nele Varoa Valorosa
Gostou desta mensagem? Curta e Compartilhe; deixe seu comentário!