Pular para o conteúdo
Início » A Importância da Honestidade na Vida Cristã!

A Importância da Honestidade na Vida Cristã!

  • por

A importância da honestidade na vida cristã. Desde que somos crianças aprendemos que mentir é errado e que acarreta consigo outras tantas consequências negativas.

Contudo, na maioria das vezes somos resistentes em agir com honestidade e mentimos constantemente.

Algumas pesquisas sugerem que por dia contamos pelo menos 2 mentiras, essas que apesar de serem pequenas mentirinhas, desestimulam um estilo de vida que preze pela honestidade, nos levando a uma possível vida de mentira.

Um vida de mentira é perigosa porque nos impede de nos achegarmos diante de Deus, esse que requer de nós um coração sincero e honesto para com Ele.

No artigo de hoje vamos refletir sobre esse tema e pensar sobre um personagem bíblico que não possui nem sequer um nome, mas que pode nos ensinar uma poderosa lição da importância de agirmos com honestidade e sinceridade.

O Ladrão da Cruz

No ato da crucificação, temos evidenciado nos evangelhos, que Cristo fora crucificado juntamente com outros dois ladrões. Em Lucas, especificamente, há o relato do diálogo que ocorre entre esses dois ladrões com Jesus.

Nessa conversa nos é introduzido os dois ladrões que estão igualmente sendo crucificados sob a mesma pena. Contudo, o discurso desses dois é completamente diferente, com um sendo exatamente como os mestres da lei e aqueles que crucificaram Jesus, mas o outro sendo um expoente de fé e confissão naquele meio. Confira o texto:

Um dos criminosos que ali estavam dependurados lançava-lhe insultos: "Você não é o Cristo? Salve-se a si mesmo e a nós! "
Mas o outro criminoso o repreendeu, dizendo: "Você não teme a Deus, nem estando sob a mesma sentença?
Nós estamos sendo punidos com justiça, porque estamos recebendo o que os nossos atos merecem. Mas este homem não cometeu nenhum mal".
Então ele disse: "Jesus, lembra-te de mim quando entrares no teu Reino".
Jesus lhe respondeu: "Eu lhe garanto: Hoje você estará comigo no paraíso". (Lucas 23:39-43)

A beleza da atitude desse ladrão foi o reconhecer que ele é merecedor da pena e ser honesto diante de Jesus. O outro ladrão que insultava Jesus o fazia desconsiderando todo o seu pecado, na tentativa de se sentir melhor ele insultava o mestre.

Para receber uma punição tão grave como a crucificação, era necessário um crime relativamente grave. O ladrão que reconhece Jesus estava ciente de sua condição e entendeu que Cristo era o único com o poder de lhe perdoar os pecados e ter misericórdia dele.

d3b223cc62f73448cebaa27a4a6ec7f9 1 - A Importância da Honestidade na Vida Cristã!

O Cristão e a Sinceridade

A vida cristã exige de nós uma postura semelhante a do ladrão da cruz, que confessa os pecados.

Muita das vezes agimos como o ladrão que ofende Jesus e de forma altiva pedimos para que Ele nos salve. Apesar do pedido ser bom, a maneira com a qual é feita é de maneira autoritária e sem arrependimento.

Deus derrama misericórdia para aqueles que humildemente se confessam e agem com sinceridade diante Dele.

O ladrão que se arrepende e confessa Jesus recebe a certeza do próprio Cristo que estaria com Ele no paraíso. Mesmo tendo uma vida de pecado e sujeira o ladrão pôde receber tamanha graça que apenas Cristo nos pode dar.

Qual maior recompensa receberemos se formos sinceras diante de Deus. Mesmo estando na Igreja e buscando a Deus, muita das vezes nos apresentamos a Ele com uma vida de mentira, que nega os erros e não se arrepende deles.

Que Deus opere em nós para que possamos viver uma vida de honestidade com Ele. Deus é misericordioso para com seus filhos e deseja apenas que sejamos sinceras para nos perdoar e nos salvar.

Na próxima vez que for orar lembre-se de sempre confessar seus pecados, atitudes erradas, pensamentos errados e tudo aquilo que ofende a Deus. Agindo com sinceridade Ele com certeza derramará graça sobre a sua vida.

Que possamos ser honestas diante de Deus mulher virtuosa; fazendo a diferença por onde passarmos.

Que Deus em Cristo nos guie para abandonarmos a vida de mentira que construímos e nos aproximarmos Dele com humildade e sinceridade no coração.

Gostou desta mensagem? Curta e Compartilhe; deixe seu comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *