Jesus acalma a tempestade e apesar de vivermos uma vida de fé com Ele, muita das vezes tememos pelo futuro. Diante de um mundo repleto de incertezas, é normal o medo e o pensamento de querer limitar o poder de Deus.
Os apóstolos quando estavam indo para a província dos gadarenos em Mateus 8 cometeram esse erro. Ao cair de uma grande tempestade sobre eles, todos os discípulos que estavam com Ele temeram, pensando que Cristo não iria ser capaz de liberta-los.
Por isso vamos refletir sobre esse texto e observarmos o quanto não temos nada mais a temer, porque Cristo domina todas as circunstâncias.
O Medo dos Discípulos
O mais importante desse relato, claro, é o poder de Jesus sobre os mares. No que Ele se levanta e ordena que a tempestade cesse, todo o seu poder se faz conhecido de seus discípulos.
Os seus discípulos nesse momento já o conheciam e sabiam que Ele era poderoso graças aos milagres e curas que realizara. Contudo, faltou-lhes fé de crer que Jesus iria agir também nessa circunstância.
Mesmo vendo Jesus operando maravilhas sobrenaturais, que contrariavam toda a natureza. Os seus seguidores cometeram o erro de acreditar que ele novamente atuaria em poder.
De alguma forma eles estavam temendo o poder de Cristo ter se esgotado e tê-los abandonado.
Vemos claramente homens que viram e creram, mas que diante das adversidades da vida; teve limitações em acreditar que Deus ainda operasse.
O Poder de Jesus
O texto é belo em nos mostrar que mesmo diante do medo e apreensão dos discípulos, o Mestre dormia no barco, servindo como um sinal da certeza que Ele tinha em sua missão e em seu poder.
Jesus não teme de forma alguma diante da tempestade, visto que seu poder, que lhe fora concedido pelo Pai, o acompanha em toda sua passagem na Terra e permanece até os dias de hoje.
O Senhor Jesus repreende seus discípulos e os confronta, mostrando-lhes que o que lhes faltava era fé de crer que Jesus permanecia com eles e no controle de tudo, mesmo diante de uma adversidade tamanha como uma tempestade.
Uma Fé Constante
O problema de seus discípulos foi a falta de uma fé constante. Aqueles homens sabiam do poder de Jesus e possuíam fé Nele em alguns momentos, mas diante das adversidades que seguiam eles encontravam dificuldades em permanecer com sua fé viva.
Em nossas vidas as vezes enfrentamos o mesmo problema, somos impactadas com a manifestação da glória de Deus e ficamos fervorosas na fé. Porém, quando um problema maior surge nós fraquejamos na fé e começamos a duvidar do poder de Deus.
O que realmente vai gerar resultados em nossa vida espiritual é constância no temor do Senhor e uma fé constante na soberania de Deus. Mesmo que passem anos e mais anos, devemos estar cientes que o nosso Deus continua o mesmo para sempre.
O Papel do Espírito Santo
Quando Jesus apazigua os mares e o vento os discípulos se maravilham diante daquele feito. Contudo, até após a ressureição de Cristo muitos dos seus seguidores foram abandonando a fé.
Essa história muda quando o Espírito Santo entra em cena, cumprindo a sua função de nos lembrar e testificar Jesus Cristo em nossos corações.
Quando se sentir sozinha, cansada e sem forças para crer em Jesus, ore e peça ao Espírito Santo que lhe ajude. Sendo assim, o Espírito Santo com certeza irá te encher de fé novamente e você poderá seguir firme na vida com Deus.
Que Deus te fortaleça em Cristo com uma fé inabalável e testifique sempre o seu poder eterno. Até porque, o nosso Deus permanece o mesmo e jamais muda.
Portanto, não importa o problema que se levante contra nós, o nosso Deus não nos abandona e certamente agirá segundo a sua boa e perfeita vontade.
Que o Espírito Santo te ajude a manter a fé em Jesus, Varoa Valorosa!
Gostou desta mensagem? Curta e Compartilhe; deixe seu comentário!