Pular para o conteúdo
Início » A História de Ester e o Deus Invisível

A História de Ester e o Deus Invisível

  • por

O livro de Ester se destaca entre os demais da Bíblia graças a sua estética única, a história de Ester e o Deus invisível é diferente dos outros livros que se passam dentro de Jerusalém.

Que contém profetas e sacerdotes bem estabelecidos, o livro de Ester se passa em um reino pagão e possui características que o tornam bem único.

Sua principal e mais curiosa característica é a ausência do nome de Deus em todo o livro. Isso mesmo que você leu, durante todo o livro não temos a palavra para descrever Deus, Yahweh, escrita no livro.

Esse fato interessante nos aponta para a principal intenção desse livro, que é de mostrar a proteção, provisão e cuidado de Deus com seus filhos em todo tempo, mesmo em terras estranhas.

O Conflito dos Homens

Toda a história é bem única, se passando no império do rei Assuero, um rei pagão que controlava toda uma região do Oriente Médio.

Todo o livro é recheado de conflitos de interesse pelos seus personagens. Havendo como o principal “vilão” um personagem chamado Hamã, que possuí ódio do povo judeu, que nesse período vivia sob o domínio do reinado de Assuero, também chamado de Rei Xerxes em grego.

Perceba que durante todo o livro, apesar do povo clamar a Deus para sua proteção diante do problema que vinha sobre eles. Não vemos claramente Deus agindo em favor do seu povo, não sendo nem ao menos citado diretamente.

Contudo, vemos Deus agindo de uma maneira invisível, movendo fatores do mundo natural para que o seu povo seja protegido do mal contra eles.

Diferente da história de Elias em que Deus faz cair fogo do céu de forma sobrenatural, no livro de Ester a atuação de Deus se faz de maneira bem sútil, passando até desapercebido por um leitor mais distraído. O livro quer nos ensinar que Deus trabalha no oculto.

large 3 - A História de Ester e o Deus Invisível

A Atuação Oculta de Deus

Entenda que Deus obviamente se faz presente em todo o livro, porém sua forma de agir é sútil, para que certos fatores contribuam para a proteção do seu povo.

Pois, mesmo em outra terra, o Deus de Israel permanece com seu povo e contribuindo ao seu favor.

Analisarmos e refletirmos sobre esse livro nos faz entender que Deus age de maneira que as vezes nem percebemos. Até porque, em nossa vida corrida e insensível, acabamos não nos dando conta de como Deus age no secreto em nosso favor.

Semelhante a forma com a qual Deus é manifesto no livro de Ester, ele se revela em nossos dias para seus filhos.

Muita das vezes ao orarmos não conseguimos ver Deus diretamente atuando, mas isso se dá porque nos falta sensibilidade de observamos os pequenos detalhes de como ele tem cuidado de nós e ouvido nossas orações.

Sensibilidade Para Ver Deus

Ler o livro de Ester para alguns é um desafio, pois exige-se sensibilidade para ver Deus atuando na história. Para não cair no erro de achar que é apenas mais uma história bíblica, o leitor deve estar sensível para ver a atuação de Deus.

Em nossas vidas, o mesmo ocorre. Ficamos esperando Deus descer do céu com fogo para ouvir nossas orações, mas nos esquecemos que ele também trabalha nos detalhes.

A dinâmica da vida de fé é de construir um coração sensível, que vê o cuidado de Deus para conosco em tudo.

As vezes somos rebeldes e nos colocamos contra o Senhor achando que ele se afastou de nós, sendo que na verdade nos falta o Espírito Santo para revelar à nós como Deus tem cuidado de seus filhos.

Portanto, vamos orar ao Espírito Santo para que Ele nos ajude a vermos a mão potente de Deus em nós vidas.

Pois o Senhor operou na história de Ester com mão poderosa e continua a operar em nosso favor nos nossos dias. O que devemos construir é sensibilidade para vermos o seu agir.

Que o Espírito Santo nos conduza em sensibilidade ao Senhor!

Deus abençoe sua vida mulher valorosa, permaneça firme.

Gostou desta mensagem? Curta e Compartilhe; deixe seu comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *